Treinar a equipe e definir regras de conduta reduz mesmo o risco jurídico da clínica?
Garanta mais segurança na rotina clínica com diretrizes claras de conduta e treinamento jurídico da equipe. Reduza riscos, organize processos e fortaleça sua proteção legal.
Médicos precisam ter uma política de tratamento e uso de dados?
Evite sanções e proteja os dados dos seus pacientes com uma política clara de tratamento e uso de dados. LGPD e sigilo médico de forma acessível e segura.
É mesmo necessário se preocupar com a Vigilância Sanitária se minha clínica está funcionando normalmente?
Descubra como manter sua clínica em conformidade com a Vigilância Sanitária e evite autuações, interdições e sanções administrativas com medidas jurídicas preventivas.
Protocolos de intercorrência: vale a pena planejar o que (quase) nunca acontece?
Prevenir riscos jurídicos começa com o planejamento: saiba como protocolos de intercorrência e estratégias de satisfação protegem o médico e fortalecem a relação com o paciente.
Política de Atendimento: por que vale a pena estruturar isso no consultório, mesmo que você nunca tenha tido problemas?
Mais do que formalidade, a Política de Atendimento é uma ferramenta estratégica: organiza a rotina do consultório, reduz ruídos e protege o médico diante de faltas, cancelamentos e mal-entendidos com pacientes.
TCLE: por que o Termo de Consentimento é essencial para proteger a sua atuação médica?
Saiba como o TCLE protege a atuação médica, evita litígios e reforça a autonomia do paciente — desde que esteja corretamente estruturado e aplicado. Um detalhe técnico pode ser decisivo para sua validade jurídica e para o respaldo do profissional em situações de conflito.
Nem todo resultado ruim é um erro técnico. Nem todo processo é sinônimo de má prática médica.
Nem todo paciente insatisfeito tem direito a indenização e nem todo processo significa erro técnico. Entenda quando há responsabilidade e como se proteger juridicamente.